domingo, 29 de setembro de 2013

Escolas de Vilhena desenvolvem programas ambientais

Por White Prata

Os projetos têm como foco a água, seguindo a campanha da UNESCO para 2013

Duas escolas de Vilhena desenvolvem projetos ligados ao meio ambiente. Objetivo é incentivar os alunos do ensino fundamental, no cuidado com a água e com espaço em que estão inseridos. Neste ano o projeto segue a proposta da UNESCO para debater as questões ligadas a água. Este ano segunda as nações unidas é o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação pela Água.

A diretora da Escola Marechal Rondon, Débora Cristina Lindner de Lima, diz que o colégio está desenvolvendo um trabalho em parceria com o Projeto Azul da Fundação Mokiti Okada, de nível nacional, coordenado por Miguel Ângelo Lopes. O tema de 2013 é “Água: fonte da natureza como garantia para a sustentabilidade da vida”. A diretora conta que “a visão do projeto é se preocupar com o aluno como homem integral, e trabalhar juntamente com as disciplinas os valores morais e éticos que antecedem ao conhecimento formal e reduz os índices de indisciplina e violência na escola”. Uma das principais atividades desse projeto é a confecção de uma história em quadrinhos, produzida pelos próprios alunos através de suas experiências escolares.

A Escola Zilda da Frota Uchoa também já desenvolve há mais de dez anos o programa de educação ambiental. A professora Ana Néri Custódio Assis, Coordenadora do projeto, diz que “apesar das dificuldades, por Vilhena não ter um acervo da história regional, o trabalho realizado com os alunos é sucesso”. O projeto tem uma equipe formada por 15 professores que desenvolvem o trabalho de forma interdisciplinar.

De forma a incentivar mais os alunos, as diretoras de ambas as escolas afirmam desenvolver esses projetos na busca de transmitir valores de cidadania, para conscientizá-los nos cuidados com o meio ambiente e se tornarem promotores dessa politica ambiental, levando a família e a comunidade os conhecimentos adquiridos através dos programas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário