domingo, 29 de setembro de 2013

Escola de Vilhena trabalha educação ambiental na prática

Por Silvana Campos

Para defender e atuar nesta causa, é preciso ser resistente e persistente, concluiu a professora Ana Neri

A escola estadual Zilda da Frota Uchôa, possui quatro grandes projetos sobre meio ambiente. O primeiro começou no ano 2000, e revitalizou as nascentes do Rio Pires de Sá, em Vilhena.

A professora Ana Paula Neri Assis, em entrevista coletiva concedida aos acadêmicos de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, comentou os objetivos e resultados alcançados. Ana Neri é coordenadora geral dos projetos ambientais. Aos 62 anos, trabalha há mais de 40 na Educação. Ela afirma que sua maior motivação, é acreditar no seu dever com o Planeta. Relata que, busca arduamente a parceria de mais pessoas defensoras da natureza. “Para defender e atuar nesta causa, é preciso ser resistente e persistente”, destaca.

O projeto de revitalização do rio, agora tem o objetivo maior de preservar a mata ciliar. Os outros projetos trabalham a sustentabilidade, a reciclagem e a reutilização, a água, com foco no levantamento e mapeamento das nascentes dos rios, dentro da área do município. Ana Neri conta que já foi elaborado mais um projeto ambiental, com o nome prévio “Memória de Vilhena”. Este será agregado ao primeiro, e propõe a união da história do rio que corta a cidade, com a história dos moradores pioneiros, incluindo as pessoas indígenas, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário