segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Seminário interno disciplinar discute Código Florestal

Acadêmicos de Jornalismo Ambiental realizaram nesta segunda-feira (9) seminário interno da disciplina. Os convidados da noite foram: Fábio Matos (biólogo) e Robson Shulz (engenheiro ambiental) que falaram sobre o Código Florestal brasileiro.

O seminário faz parte das avaliações da disciplina que trabalhou temáticas voltadas ao consumismo, economia verde, agricultura e pecuária, resíduos sólidos, legislação ambiental e Visão Sistêmica no segundo semestre de 2013.

Convidados falam sobre novo Código Florestal do Brasil
Fotos: Itamar Júnior

Na roda de discussões, os profissionais trocaram informações e opinaram sobre a legislação, que possui muitos pontos polêmicos. Os estudantes contribuíram com questionamentos acerca do tema e também com a produção de vídeos para composição do trabalho final da disciplina.


Turma 2013.2 da disciplina Jornalismo Ambiental

Código Florestal - O primeiro Código Florestal do país foi lançado em 1934 (Decreto 23.793) e, entre outras medidas, obrigava os proprietários a preservar 25% da área de suas terras com a cobertura de mata original. O código foi atualizado em 1965 (Lei nº 4.771), prevendo que metade dos imóveis rurais da Amazônia deveria ser preservada. A partir de 1996, o Código Florestal passou a ser modificado por diversas Medidas Provisórias, até ser totalmente reformulado em outubro de 2012.

A reformulação da Lei é pauta da imprensa constantemente, o que dá margem a uma série de discussões e dúvidas. Acompanhe as veiculações da Revista Veja e Portal Brasil sobre o tema.

Fonte: Portal Brasil e Palácio do Planalto

Por: profa.Evelyn Morales


Nenhum comentário:

Postar um comentário